praça-da-capela-sao-jose-da-serra

São José da Serra é apenas um distrito de Jaboticatubas, Mas a sua importância é estar localizado na região da Serra do Cipó, com algumas possibilidades de acampar, praticar esportes radicais, banhos de cachoeira e caminhadas ecológicas. É um lugar bucólico em toda a expressão que isto possa significar. Simples, com moradores simples, onde a natureza fez par com a tranquilidade. Um lugar onde telefonia celular é coisa rara (apenas alguns possuem acesso a telefonia rural utilizando antenas por onde se capta o sinal para o equipamento). Aqui o celular pode ser deixado de lado pois só é usado para conferir as horas e tirar fotos dos lugares visitados.

janela-casa-sao-jose-serra

Como chegar?
Saindo de Belo Horizonte, siga pela MG-10 até a entrada de Lagoa Santa. Prossiga seguindo as placas indicativas com direcão à Serra do Cipó. No Km 85, logo após a entrada do Condomínio, você verá uma pequena placa à sua direita indicando uma estrada rural. A partir deste acesso, siga direto, são 11 km em estrada de terra até a entrada do distrito. Se você não conhece a região, vá com atenção e evite ir à noite já que algumas placas poderão confundir a direção.

estrada-sao-jose-da-serra

Outra opção é seguir pela MG-10 até Santa Luzia e prosseguir olhando as placas indicativas até Jaboticatubas, e de lá por mais 25 km até São José da Serra. Embora esse acesso seja de menor tráfego de veículos, o trecho em estrada de terra é mais que o dobro e oferece maior risco de ficar perdido ao visitante que está indo pela primeira vez. Além do mais a estrada não tem boa conservação em alguns trechos além da sinalização é precária.

vista-estrada-rural-sao-jose-da-serra

Onde passear?

Como distrito de uma pequena cidade (Jaboticatubas), São José não tem muito a oferecer além da vida tranquila, favorável ao descanso e apreciação de seus encantos naturais. Aqui é o lugar que a vida passa, sem pressa, onde até o sol, ao final do dia, sobe o morro devagar como na foto abaixo.

por-do-sol-sao-jose-da-serra

A cachoeira do Rala-Bunda é uma das atrações do distrito. Para se chegar lá é só seguir a estrada à esquerda depois da capela, por cerca de 3 km, mas fique atento as placas indicativas. Como se trata de uma área particular o acesso é pago.

cachoeira-do-rala-bunda-sao-jose-serra
A cachoeira é pequena e desce por entre as pedras, fazendo caminho até um pequeno lago no final. O nome vem da brincadeira de você se sentar lá no alto e soltar as mãos, escorregando por entre as pedras até o lago.

Por se tratar de uma área de reserva florestal, há restrições sobre acampar em algumas áreas do distrito. Mas estão disponíveis algumas áreas apropriadas para camping com total apoio ao visitante.

riacho-em-sao-jose-da-serra

São vários acessos para se encontrar o riacho de águas transparentes que corta a região, então se você optar por ficar por aqui, aproveite e conheça as atrações da região

riachinho-em-sao-jose-da-serra

Alguns sitiantes montam decks de madeira próximo ao riacho e aproveitam as tardes para conversa com os amigos, ao som de violão, bebida e petiscos. Afinal, a vida não precisa ser levada tanto a sério, nem com muita pressa num lugar como esse.

deck-madeira-beira-riacho-sao-jose-da-serra

Onde comer?
Localizado em frente a capela de São José, Restaurante da Cristina, é referência na cidade com sua saborosa comida caseira e o pronto atendimento dos proprietários. É ponto de parada obrigatório por quem passa por aquela região.

restaurante-da-cristina

A visão externa, onde a construção simples se destaca no grande espaço em frente, contrasta com o cuidado e o colorido da área interna, com lago, gramado e muitas flores.

vista-restaurante-sao-jose-da-serra

Existe até um quiosque junto ao lago, ideal para sentar e colocar a conversa “em dia”, como se diz, entre os mineiros.

interior-restaurante-sao-jose-da-serra

Onde hospedar?
São José possui poucas opções de hospedagem, sendo a mais indicada a Pousada Alto da Lapa, pois oferece melhor conforto. Mas se não for este o seu objetivo, afinal de contas você está na roça, há outras opções, bastando se informar pela cidade, já que algumas não funcionam todos os meses do ano.

Também existe a possibilidade de aluguel de sítio, com alguma qualidade de acomodação, totalmente mobiliados, caso você queira ir com um grupo um pouco maior ou ficar mais tempo. Neste caso, convém fazer contato e agendar com alguma antecedência.

Se precisar comprar alguma coisa, vá a “Mercearia do Helvécio”, que apesar de pequena possui quase tudo o que se precisa quando se está fora de casa.

E ainda é possível ficar na Serra do Cipó (outro distrito de Jaboticatubas), onde a oferta de pousadas e restaurantes é muito maior (em preços e comodidades). E você poderá vir a conhecer o distrito durante o dia. Saindo de São José da Serra, serão cerca de 15 km de estrada rural (terra) até a MG-10 e depois mais 10 km até lá.

Neste link há um vídeo publicitário sobre uma pousada excelente, Pousada Paraiso na Serra do Cipó, e dá para ver algumas das belezas de São José da Serra.

Serviço:

O distrito oferece poucas opções de alimentação ou hospedagem exatamente porque não é lugar onde você vai encontrar aquela aglomeração de pessoas, exceto em alguns feriados. Como não há sinal de celular, não existe a possibilidade de usar cartões magnéticos por aqui (crédito ou débito) muito menos possibilidade de saque de dinheiro. Venha prevenido ou faça isso ainda à caminho, em Lagoa Santa ou na própria Serra do Cipó, que possuem estes serviços à disposição.

A região da serra do cipó é muito fria no inverno. Se for este o período de seu passeio, leve agasalhos pois as temperaturas ficam muito abaixo das encontradas em Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>